
Os primeiros efeitos definitivos do Coronavirus em nível esportivo, uma vez que um dos cinco principais campeonatos europeus não vai retomar a temporada atual. Esta é a Ligue 1, como comunicado pelo Primeiro-Ministro francês Edouard Philippe na frente da Assembleia Nacional: “a temporada 2019/20 de esportes profissionais, incluindo futebol, não será capaz de retomar”.
Uma decisão drástica que foi tomada em França, mas ditada pelo bom senso na gestão da pandemia. De acordo com o primeiro-ministro transalpino, haveria demasiados riscos em conceder em breve a realização de eventos como os jogos de futebol, que mobilizam milhares de pessoas. O mais provável é que comece novamente em agosto, mas diretamente a partir da próxima temporada.
Título atribuído? Dois casos diferentes na Europa

Tendo tomado esta decisão, como irá a Federação Francesa avançar para a atribuição do título 2019/20? A classificação a tomar em consideração é firme no dia 28/A, Com Paris Sanit-Germain no comando com 12 pontos à frente do Olympique Marseille. Uma margem considerável, que poderia forçar a atribuir o Título A parisienses. Uma decisão semelhante foi tomada na Bélgica, com a temporada terminando cedo – novamente para o Coronavirus-e com Bruges declarado campeão. Na Holanda, no entanto, o título não foi concedido a Ajax, no comando das posições no momento da parada final.
Lugares na Europa e rebaixamentos
No que diz respeito às eliminatórias da Taça Europeia, à relegação para a Ligue 2 e à promoção para o primeiro voo, os rankings serão tidos em conta quando os campeonatos forem suspensos. PSG e Olimpique Marseille vão diretamente para a fase de grupos da Liga Dos Campeões, enquanto Rennes vai começar a partir da terceira fase preliminar. Na Liga Europa, a França será representada por Lille, que poderá juntar-se a Saint Etienne. O presidente do biancoverdi Bernard Caiazzo, na verdade, quer que o seu clube tenha a oportunidade de jogar na Liga Europa No caso do golpe de França final contra o PSG não ser jogado.
Em Amiens e Toulouse o destino amargo de terminar diretamente na Ligue 2, enquanto Lorient e Lens vão subir na categoria. O regulamento também prevê um playoff entre o terceiro último da Ligue 1 e o terceiro classificado na Ligue 2. Se esta fórmula fosse mantida, as equipes envolvidas seriam Nimes-à frente de Amiens e Toulouse no voo transalpino superior-e Ajaccio, atrás de Lorient e Lens.